terça-feira, 6 de outubro de 2009

Embriologia Humana: Inicio da Gestação

Embriologia Humana

No primeiro trimestre, um único óvulo se transformará num bebe completo.

Todas as características do corpo humano membros, nervos, ossos e músculos serão detalhados nas primeiras frágeis nove semanas.

Durante há terceira semana a bola embrionária de células, não maior que a cabeça de um alfinete, dobra-se acima de si mesma a fim de formar um longo tubo, o topo do tubo está se tornando a cabeça e o tronco do corpo se estica para baixo, a cabeça ainda não se parece com uma cabeça, mas no décimo quinto dia as células nervosas começam a formar o que será o cérebro e a espinha dorsal, exposto e totalmente sem a proteção de peles ou ossos.

Dentro de seu corpo a mãe está criando um mundo seguro para o bebê crescer protegido do exterior aninhado em uma capsula. Logo que fica grávida, mudanças drásticas se espalham pelo organismo da mãe. O volume de seu sangue pode aumentar ate cinqüenta por cento para atender a demanda extra de oxigênio do crescimento parasítico em seu útero.

Tão logo o embrião se encerra no útero, começa retirar da corrente sanguínea da mãe tudo que precisa para crescer.

Outro dos primeiros órgãos a se formar é o coração, até agora ele tem sido um feixe dormente de células musculares, mas após vinte e dois dias ele derrepente rompe em vida quando ainda é do tamanho de uma semente de papoula. Uma célula se contrai espontaneamente acionando suas vizinhas e iniciando uma reação em cadeia até que todas as células do coração fiquem pulsando.

As células musculares do coração estão pré programadas se contraírem. Mais tarde, quando o sistema nervoso estiver mais desenvolvido, o cérebro ira cuidadosamente controlar o ritmo da contração do coração, mantendo-o constantemente batendo durante toda a vida da criança. Se viver até os setenta e cinco anos, ele terá batido quase três bilhões de vezes. Sem o coração não há como distribuir o alimento e o oxigênio que o embrião precisa para se desenvolver.

Agora com o coração bombeando as primitivas células sanguíneas, começam a circular no feto através de veias não mais grossas do que um fio de cabelo, levando suprimentos vitais de oxigênio e alimento para abastecer o frenético crescimento.

Em apenas três semanas o embrião formou o começo de um sistema nervoso e um coração que é capaz de bombear nutrientes por seu minúsculo corpo.

Algumas mulheres se dão conta dos incríveis acontecimentos dentro delas e alertadas por alterações hormonais podem perceber que estão grávidas sem a ajuda de um teste.

Trabalho desenvolvido pelas alunas de Pedagogia da Faculdade da Terra de Brasília.

Cristiane Estanislau, Dhulli Adriele, Giovanna de Meira, Helena Monique, Jucileide Ferreira, Janete e Naize de França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário